sexta-feira, 1 de outubro de 2010

SHISEIDO

O espírito pioneiro, que combina a estética do oriente com a ciência e a tecnologia comercial do ocidente, sempre serviram de filosofia para a criação dos produtos cosméticos da SHISEIDO, uma marca conhecida e respeitada em seu segmento pelo mundo afora.
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A história
A SHISEIDO foi fundada em 1872 por Arinobu Fukuhara, um antigo farmacêutico-chefe da marinha japonesa, que abriu a primeira farmácia particular em estilo ocidental do Japão na cidade de Ginza, o centro da moda e da cultura no Japão. Preocupado com a má qualidade dos produtos farmacêuticos vendidos ao público, ele abriu a SHISEIDO PHARMACY a fim de introduzir produtos farmacêuticos nos moldes ocidentais, numa época em que a medicina à base de ervas ainda predominava. Esta farmácia de vanguarda, fortemente direcionada à pesquisa e ao desenvolvimento, cresceu a ponto de tornar-se uma das mais antigas empresas existentes no Japão. Durante duas décadas e meia seus produtos de maior sucesso foram o primeiro creme dental do Japão, chamado Fukuhara Sanitary Toothpaste, lançado em 1888 e anunciado como um produto eficaz na proteção dos dentes e gengivas contra cáries e doenças, devido a sua fórmula revolucionária para a época, que continha flúor; e o tablete vitamínico Kakkegan, introduzido em 1893, tendo como propósito combater a doença do Beribéri, que apesar da causa ainda não tivesse sido determinada, foi baseado na teoria de que a doença era causada pela desnutrição. Sua relação com os cosméticos começou em 1897, quando lançou no mercado Eudermine. Embora a maioria dos cosméticos fosse feita a partir de ingredientes naturais, tais como a lufa, o novo produto baseava-se em uma fórmula “científica” altamente eficaz, derivada da teoria farmacêutica ocidental. Estes conceitos estão evidentes no próprio nome do produto que em grego significa “bom” (eu) e “pele” (derme).
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Na virada do século, em 1902, a SHISEIDO instalou uma máquina de refrigerante dentro da farmácia. Copiando a idéia das drugstores americanas que conheceu durante sua visita aos Estados Unidos e Europa, Arinobu decidiu apresentar este aspecto da cultura americana ao público japonês. O pequeno balcão, que mais tarde se tornaria o restaurante comercial Shiseido Parlour, ficou tão famoso pelas suas vendas de refrigerante que ele decidiu lançar outro produto raro no Japão, naquela época, o sorvete. Pouco depois, em 1906, quando todos os pós faciais eram brancos, introduziu no mercado os pós de arroz Kaede e Hana, em duas tonalidades.
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Nos anos seguintes a SHISEIDO continuou introduzindo no mercado produtos pioneiros e revolucionários como o tônico capilar Flowline, lançado em 1915, e que provou ser extremamente eficiente no combate a queda de cabelo devido a sua fórmula altamente científica que utilizava tecnologias patenteadas; em 1917 quando lançou o pó de arroz em sete cores diferentes (branco, vermelho, rosa, verde, roxo, azul e pêssego) a fim de combinar com as roupas ocidentais e também dar à mulher que ainda usava quimono, uma oportunidade de seguir a moda e escolher as cores que realçassem seu tom natural de pele; em 1918, quando introduziu um dos produtos de maior sucesso da marca, o creme gelado (Cold Cream), em sua embalagem com letras douradas gravadas em relevo; e sua primeira fragrância, feita de flores japonesas (crisântemo, glicínia, ameixeira e a prímula da noite), introduzida em 21 versões diferentes. A formulação de perfumes na SHISEIDO começou após Shinzo Fukuhara assumir a direção da empresa. Os perfumes, até então, ou eram importados, ou não passavam de cópias mal feitas. Os perfumes criados por Shinzo utilizavam aromas típicos do Japão e os historiadores registram esta como sendo a primeira tentativa real de criação de um perfume no Japão.
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Em 1923 a empresa começou a formar sua rede de distribuição e lojas pelo país. Os donos de lojas recebiam um treinamento especial de modo a garantir que os consumidores em todo o país pudessem desfrutar dos produtos e serviços com os mesmos padrões de qualidade. A década de 30 contou com uma grande novidade: a fundação do Clube Camélia, um serviço oferecido aos clientes fiéis da SSHISEIDO. O Clube Camélia Japonês cresceu até atingir, atualmente, um número aproximado de 9 milhões de membros. Concomitantemente, lançou uma publicação de moda periódica, HANATSUBAKI (Camélia). A revista tem suas origens nas primeiras revistas culturais do Japão feitas por uma empresa de cosméticos e publicadas pela SHISEIDO a partir de 1924, para serem distribuídas aos consumidores na rede de lojas em todo o país. A revista trazia artigos sobre a moda nacional e internacional, viagem e artes. Ensaios e comentários feitos pelas principais figuras literárias da época também faziam parte desta revista. Atualmente os membros do Clube Camélia recebem informações sobre beleza, moda e novos produtos por meio da revista “Hanatsubaki”, uma publicação cultural com tiragem de 200.000 exemplares, distribuída a todos os membros do clube.
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Em 1957 a SHISEIDO iniciou suas vendas em Taiwan, com exportações para Cingapura e Hong Kong, logo em seguida. Em 1962 entrou no Havaí, e em 1965 constituiu a subsidiária americana, para dar início à comercialização de seus produtos no país. As vendas na Europa começaram pela Itália em 1968 e oficialmente na Oceania, pela Nova Zelândia em 1971.
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Os anos seguintes seriam marcados pela entrada da marca no segmento de maquiagens com o lançamento de suas primeiras coleções. A década de 80 foi marcada pelo surgimento de uma imagem internacional homogênea e inúmeros lançamentos de novos produtos como uma linha completa de produtos de cuidados com a pele (creme, loção, etc.), além de cremes bio-revitalizantes, e uma linha de maquiagem criada por Serge Lutens. Nas próximas duas décadas, cosméticos (contendo produtos da mais alta tecnologia para hidratação, balanceamento e energização da cútis) e maquiagens modernas foram lançadas no mercado com enorme sucesso. Em 1996 a SHISEIDO desembarcou oficialmente no Brasil.
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A linha do tempo
1937

Lançamento da loção Carmine, o primeiro de uma série de cosméticos medicinais que incluíam a prevenção de acne e produtos clareadores. A linha se baseava na crença da SHISEIDO de que é importante melhorar a pele, e não apenas cobrir as falhas com maquiagem. Essa loção, embora tenha sido copiada pelas empresas de cosméticos concorrentes, permaneceu como sendo a única loção medicinal no Japão até a década de 50.
1964
Lançamento do perfume Zen, primeiro produto da SHISEIDO desenvolvido especificamente para o mercado internacional. Evocando o mistério oriental através de sua fragrância sutil, a embalagem do Zen utilizava desenhos laqueados tradicionais inspirados nos motivos que adornam um templo em Kyoto do século XVI.
1977
Lançamento da linha de maquiagem Inoui. Como resultado de um esforço conjunto das equipes da SHISEIDO no Japão, Estados Unidos e Itália, a nova linha foi criada com base na estética ocidental, diferentemente de outros produtos marca que se baseavam em conceitos orientais. Tendo como alvo a mulher executiva contemporânea, foi comercializada sem a flor camélia, marca registrada da SHISEIDO.
1978
Combinando a imagem de objetos laqueados com a mais avançada tecnologia existente, a SHISEIDO criou Moisture Mist, que logo se tornou o carro-chefe da linha de maquiagem internacional da marca.
1980
Lançamento da Facial, primeira linha de produtos para o cuidado com a pele da marca, criada exclusivamente para os mercados internacionais. A linha foi formulada para manter o equilíbrio entre a hidratação, óleos naturais e fatores energizantes.
1982
Lançamento da Facial Concentrate, primeira linha de cuidados faciais antienvelhecimento da marca. Suas extraordinárias qualidades hidratantes e energizantes para a pele da mulher mais madura fizeram dela uma linha muito bem aceita nos mercados internacionais.
1988
Lançamento da Bio-Performance, que utilizava uma nova abordagem dos problemas da pele. O novo produto empregava dois ingredientes exclusivos, amplamente aceitos pela pesquisa biotecnológica da SHISEIDO – o Bio-EPO e o Ácido Bio-Hialurônico - ambos altamente eficazes na revitalização das células ao mesmo tempo em que protegem e hidratam a pele. Esta linha foi reforçada em 1993 com o lançamento do Bio-Performance Advanced Super Revitalizer, que inclui o Complexo de Queratina Hidrolizada a fim de obter efeitos antiperoxidantes ainda maiores. O lançamento do Bio-Performance Advanced Super Revitalizer Whitening Formula com arbutina foi recebido com entusiasmo por aquelas consumidoras que buscavam os benefícios desta fórmula avançada para a proteção da pele contra problemas de manchas e sardas.
1989
Lançamento da coleção de maquiagem SHISEIDO, exibindo cores criadas por Serge Lutens, que protegia suavemente, embelezava e realçava todos os tipos de pele. As cores delicadas da coleção combinavam aspectos da última moda com os benefícios extraordinários dos produtos de cuidados faciais para enriquecer e revitalizar a pele, ao mesmo tempo em que conferiam proteção contra os danos externos. As formas que evocavam a espiritualidade da cultura japonesa – um seixo ou um elegante galho de bambu - são combinados com a sofisticação e o luxo europeus.
1991
Lançamento do Vital Perfection, que conferia à pele um equilíbrio perfeito entre a hidratação natural, nutrição e energia, utilizando ingredientes como EPC-K, um componente exclusivo que ajuda a inibir a oxidação. Também protegia a pele dos efeitos nocivos causados pelo meio ambiente intensificando as funções naturais de equilíbrio da pele, e tornando-a, desta forma, mais bela e suave.
1992
Lançamento do perfume L’EAU D’ISSEY, criado pelo renomado estilista Issey Miyake, seguido por Jean-Paul Gaultier, em 1993. Como extensão da linha Issey, em 1998 foi lançado LE FEU D’ISSEY. Também foram lançados com enorme sucesso as fragrâncias masculinas de ambas as linhas.
1994
Lançamento do Pureness, destinado às peles mais jovens, de natureza oleosa a normal, que cumpria com eficácia as funções de hidratar, tonificar e refinar a textura da pele, enquanto restaurava sua claridade.
1996
Lançamento da Benefiance, uma linha que combatia rugas e o envelhecimento da pele. O Ácido Bio-Hialurônico hidratante, o Complexo Protetor ECT antioxidante e outros ingredientes revolucionários atuavam para revigorar a fisiologia da pele madura e melhorar sua textura, suavizando as rugas, diminuindo o ressecamento e intensificando sua elasticidade.
1997
Para comemorar o centenário do Eudermine produto que vinha sendo continuamente aperfeiçoado e melhorado, tanto no que diz respeito à sua embalagem, quanto à sua formulação, foi relançado com uma nova fórmula e passou a ser chamado de Eudermine Revitalizing Essence. Foi lançado simultaneamente no Japão e no exterior como o símbolo do mundo de beleza SHISEIDO e de sua filosofia corporativa, passando a ser considerado, através dos anos, como uma parte importante do patrimônio da empresa.
Lançamento do perfume Relaxing Fragrance, que chamou muito a atenção pelos desenhos e cores de seu frasco.
1999
Lançamento da linha Shiseido Energizing Fragrance, que propunha uma sensação exuberante de bem-estar.
Lançamento da The Skincare, um produto de tratamento de pele de última geração contendo o exclusivo ingrediente Fator Fito-Vitalizante que atua na restauração da membrana basal da pele e ajuda a melhorar seu funcionamento.
2000
A SHISEIDO chega ao século XXI com uma nova linha de maquiagem: Shiseido The Makeup, que utilizava “Advanced Luminous Technology” para controlar visualmente a cor e a textura da pele, realçando sua beleza interior. Sua embalagem era sensual, com curvas e texturas confortáveis. Criada para obter o máximo de beleza, prazer e bem-estar, atingiu o ponto mais alto da ciência e da estética.
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A galeria
As atividades culturais da empresa estão voltadas à preservação e exibição de seu patrimônio cultural, tal como foi transmitido de geração a geração ao longo dos anos, e o apoio e contribuição ao bem estar social e às artes. Atualmente situada no subsolo do Prédio da SHISEIDO em Ginza, Tóquio, a Galeria de Arte Shiseido é uma das mais antigas galerias de arte sem fins lucrativos do Japão. Tem, através dos anos, abrigado mais de 3000 exposições de cerca de 5000 artistas e exerceu um papel importante de apoio a novos artistas. A galeria teve sua origem no hall de exposições da Loja de Cosméticos da SHISEIDO. Mostras de mercadorias sazonais, como leques e lenços começaram a ser realizadas no hall a partir de 1919. Shinzo Fukuhara, o primeiro presidente da empresa, pensou em utilizar este espaço como uma galeria quando os produtos não estivessem sendo expostos. O hall foi oferecido a artistas jovens e desconhecidos sem ônus algum. A fim de apoiar financeiramente as atividades criativas dos artistas desconhecidos, ele sempre adquiria uma obra dentre as que estavam em exposição. A primeira exposição foi a de REICHIRO KAWASHIMA, um pintor de estilo ocidental desconhecido na época, mas que mais tarde seria reconhecido como um importante representante da arte do gênero no início do século XX no Japão.
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A loja dos aromas
Em 1992, a empresa inaugurou a Les Salons du Palais Royal Shiseido, uma butique de perfumes exclusiva, situada na região histórica do Palais Royal em Paris. A loja, englobando a filosofia de beleza da SHISEIDO, consiste em uma butique de perfumes exclusiva onde o Oriente e o Ocidente se fundem de forma perfeita. Ela reflete os ideais da marca tanto em termos de criatividade como da comunicação do aspecto estético das operações. A decoração interna tem a assinatura de Serge Lutens, cuja visão artística permeia toda a butique. O primeiro andar possui uma aparência noturna, enquanto o tema do segundo andar é a luz do dia.
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A butique exibe muitos objetos de arte. A escadaria de bronze em forma de espiral exibe uma lua irada e uma lua sorridente, ilustrações de alegorias famosas e utensílios de adorno empregados pelos vendedores de perfumes no século XIX. Les Salons vende a linha de perfumes da Shiseido Féminité du Bois, além de uma variedade de outros perfumes exclusivos.
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O símbolo
No final do século XIX, a marca registrada da farmácia SHISEIDO era um falcão que aparecia na embalagem da pasta de dente FUKUHARA. No entanto, com a virada do século e a mudança para a área de cosméticos um novo símbolo mais feminino fez-se necessário. O símbolo original da camélia com nove folhas foi desenhado pelo próprio filho do fundador da empresa como símbolo do produto mais conhecido da SHISEIDO, CAMELLIA HAIR OIL. Em 1918 surgiu um desenho de sete folhas, muito parecido com aquele lançado em 1974 e que permanece até hoje.
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A comunicação
A publicidade da SHISEIDO não é apenas um meio de comunicação. É também uma forma de arte. Fiel ao princípio de refletir a cultura e filosofia da empresa, a publicidade da marca tornou-se, ao longo dos anos, um dos principais bens do patrimônio inatingível da empresa. A tradição de excelência em publicidade teve início com seu primeiro presidente Shinzo Fukuhara, filho do fundador da empresa. Anos de viagem e estudos nos Estados Unidos e Europa deixaram uma forte impressão em Shinzo, a qual se expressou mais tarde por uma abordagem estética do design de produto e da publicidade nunca antes vista no Japão. Em 1916, Shinzo criou um departamento de design e contratou um grupo para trabalhar exclusivamente com criação publicitária, muito embora a empresa possuísse na época apenas uma loja de cosméticos. Esta equipe, composta por artistas jovens, abriu espaço tanto para o design do produto como para a publicidade. O design enfocava o estilo “art nouveau” com toques de “art deco”, e o uso de arabescos. A interpretação criativa de refinados designs europeus foi gradualmente se transformando no que hoje pode ser chamado de inigualável “estilo Shiseido”.
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Em meados dos anos 30 a publicidade da SHISEIDO não se baseava mais na assimilação de idéias ocidentais e já possuía um estilo próprio, distinto. Como resultado desta síntese marcante entre elementos ocidentais e orientais, surgia uma nova mulher: uma mulher idealizada não apenas na vanguarda da moda, mas também ciente de si mesma e de seu potencial. Esta publicidade sugeria uma beleza que vinha de dentro, refletindo o sentido único de identidade da mulher. A medida que a tecnologia das máquinas fotográficas e dos filmes avançava, a fotografia foi se tornando a principal ferramenta da criação publicitária. Nos anos 60 o Japão experimentou um extraordinário crescimento econômico. O consumismo atingiu seu ápice e a publicidade surgiu para apoiar este otimismo econômico. Com os avanços das técnicas de fotografia e de imprensa, a fotografia se firmou como um importante veículo de publicidade. Tiveram início, em 1961, as campanhas de maquiagem com o apoio do retrato exato das cores, exibindo as últimas tendências em maquiagem e moda de cada estação. O estilo fotográfico comercial audacioso e altamente criativo, pioneiro da marca na década de 60, continua a exercer uma profunda influência na publicidade do Japão ainda hoje. A partir da segunda metade dos anos 60, surgiu no Japão uma nova imagem de mulher. Rompendo com a tradição de que a pele branca era uma virtude, a SHISEIDO propôs um novo visual bronzeado e saudável. A campanha de verão exibindo a modelo Bibari Maeda ficou tão famosa que os cartazes eram roubados das lojas em todo o país. Com a chegada dos anos 70, a marca deu uma nova guinada na criação publicitária. A maior parte das empresas de cosméticos do Japão utilizava modelos da Eurásia com visuais ocidentais, muito em voga na época. A SHISEIDO, no entanto, decidiu utilizar Sayoko Yamaguchi, uma modelo com o visual de uma tradicional boneca japonesa para promover a maquiagem de olhos mais adequada às asiáticas. O uso de uma modelo com aparência oriental ajudou a levantar a auto-estima da mulher japonesa. Em 1980 o criador francês Serge Lutens foi indicado para criar uma imagem para as operações internacionais da empresa que combinasse com a política de marketing voltada à “alta qualidade”, “alta imagem” e “alto nível de atendimento”. Quando, no início dos anos 80, a SHISEIDO buscou para si própria uma nova e sofisticada imagem, era natural que mais uma vez tomasse uma direção inteiramente nova com a colaboração do artista francês, que já possuía uma reputação como maquiador e cabeleireiro da revista Vogue.
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Os slogans
Japanese Women Are Beautiful. (2007, Japão)
For beautiful human life. (1997)
Peace and wealth in a smell. (1982)
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Dados corporativos
● Origem:
Japão
● Fundação:
1872
● Fundador: Arinobu Fukuhara
● Sede mundial:
Tóquio, Japão
● Proprietário da marca:
Shiseido Co. Ltd.
● Capital aberto:
Sim
● Chairman: Yoshiharu Fukuhara
● CEO & Presidente:
Toshio Negami
● Faturamento: US$ 6.9 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 193.7 milhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 6.69 bilhões (junho/2009)
● Pontos de venda: + 25.000
● Presença global:
70 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
28.793
● Segmento:
Cosméticos
● Principais produtos:
Maquiagens, perfumes e produtos para a pele
● Ícones:
A Camélia símbolo da marca durante anos
● Slogan:
For beautiful human life.
● Website:
www.shiseido.com
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A marca no mundo
Atualmente a vasta gama de produtos com a marca SHISEIDO são comercializados em mais de 70 países através de 25.000 pontos de venda. Além do seu principal Centro de Pesquisa no Japão, a SHISEIDO estabeleceu centros na Europa, América e Ásia. Estes centros realizam pesquisas nos moldes reguladores relacionados aos cosméticos de cada país. No mundo inteiro a empresa possui 6 fábricas localizadas nos Estados Unidos, França, Alemanha, China, Taiwan e Nova Zelândia.
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Você sabia?
Para celebrar 120 anos desde sua fundação, em 1992, a SHISEIDO inaugurou o Museu Corporativo ao lado da Casa de Arte Shiseido. O local dedica-se a coletar e preservar informações sobre a empresa, a história dos cosméticos e da moda feminina e outros tipos de materiais importantes relacionados à cultura.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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