sábado, 25 de setembro de 2010

GUERLAIN

A imagem dos produtos da grife francesa GUERLAIN chega a ser apetitosa. Pegar num deles e experimentá-los causa prazeres sensoriais: o cheiro, a textura, o contato com a embalagem, tudo é sofisticado, impecável. Os perfumes e maquiagens de luxo, as mais caras do mundo, são milimetricamente pensados para virar um alvo de tentação irresistível para as mulheres que entram em lojas de cosméticos chiques pelo mundo afora.
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A história
A história da grife GUERLAIN começa em 1828, quando Pierre François Pascal Guerlain, médico e químico, abriu sua primeira loja de perfumes no número 42 da Rue de Rivoli, em Paris. Inicialmente era a pequena loja vendia produtos provenientes da Inglaterra. Com o sucesso de seus perfumes na alta sociedade francesa, a empresa inaugurou sua primeira loja âncora (Flagship Store) em 1840, colocando a marca GUERLAIN no cenário fashion da moda parisiense. Porém, foi somente em 1853, que a marca criaria seu primeiro perfume: “Eau de Cologne Imperial”, ou “Colônia Imperial”, em homenagem a Imperatriz Eugênia e vendido até hoje, cuja embalagem permanece a mesma desde seu lançamento no mercado. O produto logo se tornou a primeira fragrância de sucesso no mercado francês. Foi com este perfume que a GUERLAIN herdou o prestigioso título “His Majesty's Official Perfumer” (Perfume Oficial de sua Majestade), que levou Pierre-François a criar fragrâncias para a Rainha Vitória e a Rainha Isabella II da Espanha, entre outros membros reais.
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Rapidamente a GUERLAIN se tornou especialista na arte de criar fragrâncias e, mais tarde produtos de beleza, filosofia que norteia a marca até os dias de hoje. Um exemplo disso é a riqueza de detalhes, que se transformou em sinônimo da marca, como a escolha das matérias primas da mais alta qualidade e tenacidade perfeita nas fragrâncias. Além disso, os frascos da GUERLAIN sempre foram criados como obras de arte, possuindo um designer exclusivo, e as embalagens, elegantes e muitas delas atemporais, sempre carregaram o logotipo da marca, o famoso duplo G.
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Com a morte de Pierre-François em 1864, seus filhos, Aimé e Gabriel, assumiram o comando da empresa. Enquanto Gabriel administrava e expandia a empresa, Aimé era responsável pelo desenvolvimento das fragrâncias, criando verdadeiros clássicos como os perfumes Fleur d'Italie,Rococo, Eau de cologne du coq e o Jicky (primeiro perfume a incorporar essências sintéticas em sua composição), que se tornou um ícone da marca. No final deste século, a terceira geração da família assumiu o comando da empresa: Jacques Guerlain e Pierre Guerlain. Jacques talvez tenha sido o mais brilhante criador de fragrâncias da família, lançando no mercado perfumes que são vendidos até hoje como Eau du Coq, Mouchoir de Monsieur (primeiro perfume masculino da grife),Après L'Ondée, L'Heure Bleue, Mitsouko e Shalimar (primeiro perfume do mundo com fragrância oriental).
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Porém, sua contribuição mais importante foi a transformação das embalagens de perfumes em verdadeiros ícones de design. Isto começou em 1904, quando o perfume Champs-Elysées teve seu vidro feito pela luxuosa marca de cristais Baccarat. Em termos de marketing, o novo apelo das embalagens representava uma guinada na indústria de perfumes, transformando-a em um elemento decisivo, tanto quanto a própria fragrância em si, na escolha dos consumidores na hora da compra. Em 1914 a GUERLAIN inaugurou sua segunda loja, localizada na elegante Avenida Champs-Elysées.
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O lançamento do perfume Shalimar em 1925 seria de vital importância para o estabelecimento da marca na América do Norte. Na década seguinte, a grife inaugurou sua terceira loja em plena Place Vendome (1933) e o primeiro instituto de beleza da França em 1939, localizado na Avenida Champs-Elysées. Na década de 50, Jean-Paul, quarta geração da família, assumiu a incumbência de criar os perfumes da grife francesa. Sob seu comando a GUERLAIN iniciou a diversificação de produtos com a introdução de maquiagens e produtos para o cuidado da pele. Era o início de uma bem sucedida fase de desenvolvimento de produtos de tratamento e maquiagem com tecnologia de ponta, que seriam lançados nas décadas seguintes.
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Nos anos 80, a grife lançou uma nova linha de produtos pessoais e de beleza com a marca Issima, além de uma nova e moderna linha de maquiagem que incluía o Terracota, primeiro pó bronzeador do mundo introduzido em 1984; e o pó compacto Météorites (inicialmente na cor Mythic) vendido na forma de pequenas pérolas, que foram de extrema importância para o crescimento da GUERLAIN no mercado asiático. A empresa continuou inaugurando novas lojas em cidades cosmopolitas, atingindo o número de oito unidades no final desta década. Foi nesta época, em 1989, que a GUERLAIN lançou no mercado a linha de perfumes e produtos de beleza Samsara, que se tornaria vital para a marca na década seguinte.
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Em 1994 a GUERLAIN foi adquirida pelo conglomerado de luxo LVHM, ganhando nos anos seguintes o suporte e estrutura da mais eficiente empresa de gestão de marcas de luxo. A partir deste momento a GUERLAIN daria início a uma forte expansão internacional. Em 2002, Jean-Paul Guerlain se aposentou, e pela primeira vez na história da marca, um não membro da família, assumiu a incumbência pela criação das fragrâncias. Os principais resultados desta nova empreitada foram os perfumes L'Instant de Guerlain (2003) e Insolence (2006), que muito provavelmente se tornaram ícones da marca no futuro.
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Recentemente, em maio de 2008, o suíço Thierry Wasser assumiu o cargo de criador de fragrâncias da GUERLAIN e juntamente com Sylvaine Delacourte desenvolveu um perfume específico para os dias de calor, usando algo bem inusitado como inspiração: o drinque mojito. A bebida, que leva limão, menta e rum, foi traduzida em uma fragrância com notas de pelargônio, bergamota, chá verde, ruibarbo, cedro, limão e vetiver. A embalagem do perfume Guerlain Homme também tem seu charme: desenvolvida pelo estúdio de design italiano especializado em carros Pinifarina. O vidro é maciço e transparente, revestido por uma placa de metal com um relevo que lembra o capô de um carro.
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A linha do tempo
1870

Lançamento do primeiro batom em bastão do mundo.
1904
Lançamento do Secret de Bonne Femme (em tradução livre “O segredo da boa mulher”), um creme que não contém princípios ativos, mas possuía consistência de chantily, que prometia hidratação total da pele. Até hoje o creme é muito vendido, especialmente na Europa.
Década 30
Lançamento de uma completa linha de protetores solares, bronzeadores e cremes contra manchas na pele devido a exposição solar.
1993
Lançamento da Odelys, primeira linha completa de produtos para peles sensíveis e delicadas. A linha era composta por 12 produtos comercializados em modernas embalagens verdes.
2001
Lançamento de uma linha de cosméticos que continha Blue Gold (uma combinação de ouro puro com um concentrado obtido de raras algas marinhas de águas profundas), preservando as qualidades da pele bonitas.
2003
Lançamento da Happylogy, primeira linha de cosméticos que continham endorfinas (as moléculas da felicidade) em sua formulação. A substância suaviza linhas de expressão e devolve mais viço e brilho à cútis.
2005
Depois de sete anos de pesquisas, a GUERLAIN selecionou 4 orquídeas entre as mais de 30.000 espécies para formular o Imperial Orchid Molecular Extract, um completo e eficiente creme anti-rugas.
2007
● Lançamento da linha de maquiagem Divinora, que mantém a mesma qualidade de um produto GUERLAIN, porém, com novo visual, mais elegante e sofisticado. Os produtos da linha foram elaborados á partir da influência, poder e essência do ouro. A embalagem foi cuidadosamente projetada para refletir um conceito extremamente luxuoso, inspirado em peças de joalheria de ouro fosco martelado. Para atender á esta expectativa, a concepção e a projeção do layout das embalagens foram projetadas pelo escultor Robert Granai. Um dos produtos da linha, a Máscara Allongeant Recourbant, alonga, curva e dá volume aos cílios, devido sua escova com fibras que permite cobertura completa do produto, e evita manchas ou sujeiras pelo excesso de produto. Sua fórmula ainda é enriquecida com alga marinha, ceramidas e vitaminas que nutre os cílios.
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Os perfumes
A mais tradicional perfumaria da Europa criou mais de 760 fragrâncias diferentes ao longo de sua história. Metade delas foi comercializada ao longo das cinco gerações da família GUERLAIN. Em cada geração da família sempre nasceu um “nez”, ou nariz, artista criador dos perfumes que combina as essências, como um compositor trabalha com as notas para criar uma música. Por exemplo, Jacques Guerlain criou Shalimar, fragrância feminina mais vendida da marca no mundo, e o seu neto, Jean Paul Guerlain, desenvolveu outras fragrâncias de enorme sucesso como Samsara e Vetiver.
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O design dos frascos também faz parte do prestígio dos perfumes GUERLAIN; sempre confiado a cristaleiros de renome internacional ou a artistas fiéis a grife francesa. Entre os mais importantes perfumes criados pela grife francesa estão:
● Eau de Cologne impériale (1853)
● Fleur d'Italie (1884)
● Skine (1885)
● Rococo (1887)
● Jicky (1889)
● Excellence (1890)
● Belle France (1892)
● Cipricime (1894)
● Eau de Cologne du Coq (1894)
● Jardin de Mon Cure (1895)
● Mouchoir de Monsieur (1904)
● Champs Élysées (1904)
● Après l'ondée (1906)
● Kadine (1911)
● Heure Bleue (1912)
● Mitsouko (1919)
● Shalimar (1925)
● Liu (1929)
● Vol de Nuit (1933)
● Vega (1936)
● Ode (1955)
● Vetiver (1956)
● Chant d'aromes (1962)
● Habit Rouge (1965)
● Chamade (1969)
● L'eau de Guerlain (1974)
● Parure (1975)
● First (1976)
● Silences (1978)
● Nahéma (1979)
● Jardins de Bagatelle (1983)
● Derby (1985)
● Samsara (1989)
● Héritage (1992)
● Petit Guerlain (1994)
● Guerlinade (1998)
● L'Ame d'un Heros (1998)
● Terracotta (1999)
● Belle Epoque (1999)
● Cherry Blossom (1999)
● Aqua Allegoria (1999)
● Philtre d'amour (2000)
● Too Much (2000)
● Météorites (2000)
● Mahora (2000)
● Purple Fantasy (2001)
● L'Instant de Guerlain (2003)
● Bois d'Arménie (2006)
● Insolence (2006)
● L'Instant Magic (2007)
● My Insolence (2007)
● Iris Ganache (2007)
● Aqua Allegoria Figue Iris (2008)
● Guerlain Homme (2008)
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Pequenos paraísos
Imagine um SPA onde o visitante pode receber 8 tipos de massagem, 4 tipos de tratamentos faciais, 6 tipos de tratamentos corporais, maquiagem e 5 tipos de tratamentos feitos especialmente para homens. Ainda oferece terapia para mão e pé e experiências de relaxamento que podem durar meio-dia ou um dia inteiro, além de um estúdio personal training e uma boutique que vende os produtos para a pele, perfumes e maquiagem da GUERLAIN. Foi assim que a grife francesa ingressou neste segmento ao inaugurar duas unidades na França, localizadas nas cidades de Paris (onde desde 1939 presta este tipo de serviço) e Versailles. O sucesso das primeiras unidades do GUERLAIN SPA levou a marca a inaugurar outras unidades na cidade de Jeju Island (Coréia do Sul) em 2004; Seul (Shilla Hotel) em 2005, Hong Kong (no Residence Bel-Air) em 2006, Bal Harbour (no hotel The Regent) em 2007, e Nova York (no luxuoso Hotel Waldorf-Astoria) em dezembro de 2007.
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Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação:
1828
● Fundador: Pierre François Pascal Guerlain
● Sede mundial:
Levallois-Perret, França
● Proprietário da marca:
LVHM
● Capital aberto: Não
● Chairman: Bernard Arnault (LVHM)
● Presidente: Christian Lanis
● Consultor:
Jean-Paul Guerlain
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Lojas:
30
● Spas:
7
● Presença global:
100 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
900
● Segmento:
Cosméticos
● Principais produtos:
Maquiagens e perfumes
● Ícones: O design dos vidros de perfumes
● Website:
www.guerlain.com
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A marca no mundo
Os exclusivos e caros produtos da GUERLAIN são comercializados em 100 países ao redor do mundo. A grife francesa conta ainda com uma pequena rede de 30 lojas próprias. Os perfumes representam cerca de 60% do faturamento da GUERLAIN, que possui mais de 70% de suas vendas realizadas fora da França.
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Você sabia?
Há 30 anos, a GUERLAIN entrega a criação de seus frascos ao escultor de vidro Robert Granzy. Segundo a grife francesa, a beleza do vidro é tão importante quanto o aroma do perfume.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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