quinta-feira, 2 de setembro de 2010

LANCÔME

A beleza das mulheres vai além das aparências: é uma emoção à flor da pele. Um despertar dos sentidos. É o reflexo de uma harmonia entre corpo, alma e espírito. A LANCÔME acredita que cada mulher tem uma beleza própria e quer dar a ela o prazer de desfrutá-la, oferecendo-lhe as melhores inovações científicas. Para LANCÔME, a beleza do futuro será vibrante, generosa e multifacetada, cujos produtos mesclam o mais refinado luxo com a sempre desejada modernidade, e maquiagens expressam a essência da criatividade. Hoje em dia dificilmente não há frasqueira que não ostente ao menos um rímel ou batom da marca, uma verdadeira referência quando o assunto é maquiagem.

A história
Inspirado pela grande paixão por fragrâncias e pelo sonho em divulgar o espírito e a cultura francesa, Armand Petitjean, que havia sido aluno de François Coty (considerado o pai da perfumaria de luxo do século XX), lançou a marca LANCÔME em 21 de fevereiro de 1935 com 5 fragrâncias diferentes em uma feira de perfumaria na cidade de Bruxelas na Bélgica. As cinco fragrâncias (Tropiques, Tendres Nuits, Kypre, Bocage e Conquête) eram vendidas em frascos criados pelo habilidoso artista George Delhomme, que viria dar forma aos mais belos e elegantes frascos de perfume do mundo. Os famosos frascos atualmente são peças de colecionadores, como por exemplo, os dos perfumes Cachet Bleu (1935) e The Amphora of Marrakech (1947), que são os mais disputados nos dias de hoje. Além disso, a nova empresa oferecia também dois batons e um pó chamado Conquête. Já no ano seguinte a empresa ingressou no mercado de cosméticos com o lançamento do creme Nutrix, que possuía em sua formulação o sérum natural, ingrediente com qualidades nutritivas e regenerativas, cuja fórmula permanece imutável até hoje. Era o começo de uma marca ícone neste segmento, com seus perfumes de prestígio, cremes revolucionários e maquiagens visionárias.


Somente em 1950 os produtos da marca foram introduzidos no mercado americano. No ano de 1964, devido a grande paixão do fundador da empresa por rosas, a LANCÔME introduziu em seu logotipo uma rosa na horizontal abaixo do nome. Neste mesmo ano a marca foi comprada pela empresa francesa L’Óreal. Nos anos seguintes, se beneficiando do aporte financeiro da nova proprietária, a marca introduziu no mercado uma enorme variedade de produtos de alta qualidade conquistando grande e inabalável reputação em seu segmento. Mas não foi somente na perfumaria que a LANCÔME se destacou. Entre os inúmeros produtos lançado neste período, a marca francesa foi responsável pela introdução em 1970 da primeira máscara de cílios. Somente em 1990 a marca chegou ao Brasil com linhas de tratamento solar, maquiagem e perfumes, tornando-se a número 1 na categoria de produtos de luxo. Nesse mesmo ano, Sicos, a fábrica da LANCÔME em Caudry, no norte da França, festejou seus 20 anos. Como presente recebeu o acento que coroa a sua sigla: SICÔS. Em 1995, se tornou a primeira marca do segmento a lançar cosméticos com tecnologia de nanocápsulas, minúsculas partículas que fazem com que os ingredientes penetrem mais profundamente na pele.


O sucesso das inovações da marca deve-se em grande parte aos “técnicos” que saem da escola LANCÔME e que divulgam a mensagem da marca pelo mundo inteiro. A beleza é uma ciência viva que precisa ser constantemente reinventada. Desde sua fundação a marca tem superado incansavelmente as fronteiras entre tecnologia e criação, estabelecendo novos limites. São três centros master de Pesquisa e Desenvolvimento (França, Estados Unidos e Japão), 3.000 pesquisadores, parcerias constantes com grandes nomes do mundo da ciência (biólogos, dermatologistas e farmacêuticos) e mais de 300.000 mulheres entrevistadas em todos os países do mundo nos últimos três anos. Tudo isso permite que LANCÔME tenha um conhecimento inigualável sobre a pele, seus mecanismos e necessidades específicas.


Por isso, hoje em dia através de contínuos investimentos em pesquisa e tecnologia, oferece às consumidoras produtos inovadores e da mais alta qualidade, que se traduzem em linhas completas de tratamento para rosto e corpo, maquiagem e perfumes. A marca alia expertise, criatividade e sonho para oferecer a cada mulher seu ritual de beleza personalizado, para cada fase de sua vida, como o mais delicioso de seus batons, Rose de France, primeiro batom perfumado de rosa búlgara natural; ou a máscara Ôscillation, inventando e reinventando a linguagem da beleza, ao permanentemente quebrar as fronteiras da expertise, emoção e luxo no estilo francês. Além disso, a marca cria cores e texturas deliciosas, e embalagens que são pequenas obras de arte: caixas de pó refinadas, tampas trabalhadas e douradas a ouro fino, verdadeiros porta-jóias para batons.


A linha do tempo
1947
Lançamento do PROGRÉS, primeiro creme que realçava a proteção natural da pele.
Lançamento do perfume MARRAKECH, cujos vidros eram assinados pela renomada Lalique.
1950
Lançamento do perfume MAGIE, um verdadeiro sucesso que vinha embalado em um frasco moderno que representava a silhueta de uma mulher vestida de quimono.
1952
Lançamento do TRÉSOR, a primeira edição de um perfume almiscarado oriental apresentado em um aprimorado frasco-diamante.
1955
Lançamento da linha OCÉANE, produtos feitos a base de água pura do mar e enriquecidas com algas e oligoelementos.
1957
Lançamento do perfume ENVOL, feito a base de rosa e jasmim.
1967
Lançamento do perfume CLIMAT.
1968
Lançamento do perfume masculino BALAFRE.
1969
Lançamento do Ô, uma fragrância fresca ao estilo eau de toilette.
Desenvolvimento do BIEBFAIT de MATIN, primeiro creme hidratante protetor com cor.
1971
Lançamento do perfume SIKKIM.
1978
Lançamento do perfume MAGIE NOIRE.
1985
Lançamento do perfume masculino SAGAMORE.
1986
Lançamento do NIOSÔME, um creme anti-envelhecimento que de forma pioneira utilizava em sua formulação lipossomas, micro-cápsulas que penetram na pele e previnem o envelhecimento.
1987
Lançamento do Ô INTENSE, um perfume mais intenso que o original.
1989
Lançamento do NOCTOSÔME, um creme para tratamento noturno.
1995
Lançamento do POÊME, um dos perfumes mais conhecidos da marca.
1996
Lançamento do Ô for MEN, nova água de toalete para homens.
1997
Lançamento da linha SÔLEIL, composta por bloqueadores e bronzeadores que protegem contra os raios solares mais fortes do verão intenso.
1999
Lançamento do Ô OUI!, um perfume com fragrância ainda mais fresca que o tradicional Ô.
2000
Lançamento do MIRACLE, um agradável perfume floral.
2003
Lançamento do RESOLUTION, um creme de tratamento anti-rugas intensivo com D-Contraxol, que atua amenizando os efeitos das contrações feitas no cotidiano: rir, franzir as sobrancelhas, apertar os olhos, vincar a testa, etc. E mais, em apenas quatro semanas prometia rugas menores e pele mais lisa.
Lançamento do perfume ATTRACTION.
2004
Lançamento do perfume MIRACLE SO MAGIC.
2005
Lançamento do HYPNOSE, um perfume acondicionado em um frasco inspirado em um produto dos anos 50, chamado Trésor Magic. Foi o 50.º perfume criado pela marca francesa.
Aumento de rugas acentuadas, marcas de pigmentação e mudança nos contornos faciais foram os sinais clínicos observados e avaliados por mais de vinte anos e que forneceram um quadro muito claro da ação do envelhecimento para a criação do creme de reconstrução profundaABSOLUE PREMIUM βx.
2008
Lançamento do OSCILLATION, um rímel vibrante que se tornou um verdadeiro sucesso. Apertando um pequeno botãozinho na base, a haste oscila 7.000 vezes por minuto, evitando que os cílios grudem com o excesso de produto, dando livre acesso para novas camadas.
Lançamento do MAGNIFIQUE, um perfume referido como uma fragrância floral amadeirada com notas de rosa, madeira nagarmota, vetiver, sândalo, rosa da Bulgária e jasmim. O perfume tem o slogan “You are unique; you are Magnifique” (Você é única; você é magnífica).
2009
Um estudo detalhado de neuromediadores liberados na pele permitiu que a marca entendesse melhor a principal função da substância P no fenômeno conhecido como “pele cansada”. O complexo ACTICALM patenteado no produto de cuidado com a pele HYDRA ZEN consiste na descoberta de um ingrediente ativo que neutraliza os efeitos da substância P (segundo testes in vitro).
Lançamento do HYPNOSE SENSES, uma versão mais leve e refrescante do famoso perfume.
2010
Lançamento do RÉNERGIE LIFT VOLUMETRY, um poderoso creme contra o envelhecimento da pele que utiliza o complexo GF-Volumetry, concebido para reforçar a comunicação celular, tornando a pele imediatamente mais firme. Em termos práticos, se nota uma melhoria na qualidade da pele (brilho, elasticidade e firmeza). O produto se tornou um verdadeiro sucesso depois der ser indicado por cirurgiões plásticos americanos.


O instituto de beleza
A Rue du Faubourg Saint-Honoré é um dos endereços de beleza mais concorridos da capital francesa. Lá, desde 1935, no número 29, está instalado o L’Institut Lâncome. A proposta de tratamento facial e corporal do instituto se expandiu para 30 países e chegou, em 2007, ao Brasil através do Centro de Beauté Lancôme, que atende na loja Vent Vert do Shopping Morumbi. Imagine uma sala onde a beleza alcança seu auge com os melhores tratamentos para rosto e corpo manuseados por esteticistas formadas nas técnicas milenares da massagem. Um abrigo envolto por cortinas brancas que mudam de cor a cada tratamento. Uma cabine cuja trilha sonora varia de acordo com o conceito do produto a ser aplicado. A idéia é oferecer às clientes relaxamento e bem-estar enquanto cuidam do rosto e do corpo.


Na recepção, o Studio Make Up Artist exibe um verdadeiro arsenal de cores atraentes e sedutoras, propondo em primeira mão as últimas tendências de maquiagem. Uma profusão de rosas em tecido traz ainda mais sofisticação ao espaço, que abriga eventos exclusivos para as clientes da marca. Enquanto aguarda o atendimento, a cliente pode experimentar os célebres perfumes LANCÔME e sentir a emoção causada por cada fragrância. São seis tratamentos faciais e três corporais. Se a idéia for uma regeneração polisensorial com hidratação, a marca recomenda Aqua Fusion, cuja fórmula “clona” a água das células da pele. Para um efeito lifting, massagens estimulantes e Rénergie Morpholift, que promove o efeito de 25.000 micro-liftings no rosto. Para o corpo, deliciosos tratamentos como esfoliação com Caresse, que elimina células mortas e purifica a pele; e auto-bronzeamento com os produtos Flash Bronzer. Mimo extra: todas as sessões são acompanhadas de uma relaxante massagem nas mãos e nos pés. E, para criar uma opção criativa de presente, a marca criou exclusivos Gift Cards de seus tratamentos. Após o tratamento, a esteticista aconselha o programa ideal de beleza para a cliente seguir em casa, prolongando a luxuosa experiência de viver a expertise LANCÔME.


O símbolo
O criador da marca, o perfumista Armand Petijean, tinha uma verdadeira paixão pelas rosas e cultivava-as no seu roseiral, localizado em Ville d’Avray (Hauts de Seine), região situada fora de Paris. Não foi surpresa que ele a tenha escolhido como símbolo de seus perfumes. A rosa dos perfumes LANCÔME era uma rosa tradicional, redonda e de caule curvo, inspirado no trabalho do pintor Belga Redouté, aquarelista e entalhador, especialista em plantas e flores. O querubim já era o emblema da linha de maquiagem, enquanto a flor de lótus era o símbolo da linha de tratamento para a pele, e a rosa, de perfumes.


Em 1964 uma rosa estilizada, com caule longo e pequenas folhas, se tornou símbolo único da marca francesa. Ela é usada nas campanhas publicitárias de LANCÔME e em todas as suas embalagens. Foi modificada em 1974, perdendo algumas folhas, e se tornando mais refinada. Em 1996 esta rosa dos anos 60 que ainda figura nas embalagens, transformou-se em uma rosa viva na publicidade da marca, onde se apresentou bem reta com cores diferentes: branca para o tratamento, vermelha ou violeta para a maquiagem e amarela para os produtos solares. No ano de 2000, tudo mudou novamente. A rosa faz parte integrante da comunicação e evolui de acordo com as campanhas.


A origem do nome
O acento circunflexo em cima da letra O (LANCÔME) foi introduzido em 1935 quando Petitjean estava procurando um nome para sua empresa que soasse tipicamente francês como Vendôme ou Brantône. Um de seus colaboradores sugeriu o nome de um castelo na região do Loiret: “Lancosme” (o “s” não se pronunciava). Petitjean resolveu trocar o S pelo O com acento, formando a palavra LANCÔME. Em 2004, mais íntima, mais emotiva, mais viva, mais humana e mais sensível, a marca passou a se expressar na primeira pessoa e optou por uma assinatura nova, feita à mão, com sua própria interpretação do circunflexo - uma expressão verdadeiramente moderna da sua proximidade com as mulheres.


Campanhas que fizeram história
A campanha publicitária com o slogan “International Symbol for Beauty” (algo como “Símbolo Internacional para Beleza”) foi lançada mundialmente em 1977. Entre 1983 e 1995, Isabella Rosselini consagrou a imagem da mulher LANCÔME. Uma mulher de uma beleza excêntrica e original, sublimada pela inteligência, atividade e audácia. De 1995 até 2000, a bela Juliette Binoche encarnou o charme do perfume POÊME. Entre outras beldades que já foram “Rostos Lancôme”, espécie de embaixatriz da marca, estão Elisabeth Jagger (filha de Mick Jagger) e Jerry Hall, além da atriz Uma Thurman e da brasileira Cristiana Reali. Em 2008 foi anunciado que o novo rosto da marca seria o da bela atriz Anne Hathaway, que fez o papel da assistente em “O Diabo Veste Prada”. Mas ela não era a única. Juliette Binoche também emprestou novamente seu belo rosto para a marca francesa. A estonteante atriz Julia Roberts, a polonesa Daria Werbowy, a espanhola Inés Sastre, Kate Winslet, a modelo americana Elettra Rossellini Wiedemann, filha da bela Isabella Rosselini, e Emma Watson, atriz do filme Harry Potter, são os atuais rostos mundiais da LANCÔME.


Os slogans
International symbol for beauty.
Believe in Beauty.



Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação:
21 de fevereiro de 1935
● Fundador: Armand Petitjean
● Sede mundial:
Paris, França
● Proprietário da marca: L’Óreal
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Jean-Paul Agon (L’Óreal)
● Presidente: Youcef Nabi
● Diretora Artística de Maquiagem:
Aaron De Mey
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: US$ 3.403 bilhões (2010)
● Institutos: 40
● Presença global: 165 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.700
● Segmento: Cosméticos
● Principais produtos:
Perfumes, cosméticos e maquiagens
● Principais concorrentes: Clinique, Estée Lauder, MAC e Guerlain
● Ícones: A rosa de seu logotipo e seus tradicionais perfumes
● Slogan: International symbol for beauty.
● Website: http://www.lancome.com/

O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca LANCÔME está avaliada em US$ 3.403 bilhões, ocupando a posição de número 96 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

A marca no mundo
A marca tem seus sofisticados produtos vendidos em mais de 165 países através de lojas de departamento e de cosméticos, além de possuir 16 modernos centros de pesquisas em todo o mundo. No Oriente ou no Ocidente, em Nova York, São Paulo ou em Hong Kong, a imagem de LANCÔME impõe-se com a mesma força radiante. A marca atua em três segmentos - tratamento da pele, maquiagem e perfumes. A marca é líder mundial do mercado seletivo de tratamento corporal e maquiagem.

Você sabia?
Ao longo de sua história a LANCÔME criou mais de 50 fragrâncias. Desta riqueza, de paixão com a criatividade, dois grandes perfumes históricos destacaram-se e mantêm-se atemporais: Magie e Trésor.
A marca criou best-sellers como a máscara para cílios Ôscillation, o batom L’Absolu Rouge, otratamento facial Rénergie e o perfume Magnifique. LANCÕME é a marca de beleza que chega o mais próximo do coração das mulheres.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).