segunda-feira, 4 de outubro de 2010

REVLON

O esmalte é um complemento indispensável à beleza feminina. O batom ressalta a beleza dos lábios, deixando-os sensuais. A maquiagem faz parte da vida da mulher moderna e bem sucedida. E a REVLON, um dos nomes mais conhecidos do setor de higiene pessoal, cosmético e perfumaria, é a personificação de qualidade e glamour para mulheres aspiracionais que queiram se sentir belas no dia a dia.
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A história
Tudo começou em meio a Grande Depressão Americana quando a REVLON foi fundada pelos irmãos Charles e Joseph Revson, com a ajuda do químico Charles Lachman, no dia 1 de março de 1932. Ao procurar um nome para a marca, os três utilizaram o sobrenome Revson, mas com uma pequena mudança: a letra L, de Lachman, colocada no lugar da letra S. A nova empresa começou com apenas um produto: esmalte com um novo pigmento, que proporcionava mais brilho à tinta e oferecia maior possibilidade de tons, que os três desenvolveram após exaustivas pesquisas e estudos, e vendiam exclusivamente para salões de beleza. Utilizando pigmentos ao invés de tintura, a REVLON conseguiu oferecer as mulheres um visual mais atrativo, esmaltes brilhantes e uma grande variedade de tons e cores, nunca vistos antes. Com isso, pela primeira vez, as unhas podiam ser pintadas inteiramente. Os irmãos também promoveram, pela primeira vez, a tendência de maquiar os lábios e unhas com a mesma cor.
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Em 1937, devido ao enorme sucesso dos produtos nos salões de beleza, a REVLON começou a vendê-los ao público através de lojas de departamento e grandes redes de drogarias. Em menos de seis anos de vida a empresa já faturava uma quantia superior a US$ 1 milhão. Em 1940, a empresa introduziu no mercado além de uma linha de produtos para manicure, os famosos batons, que se tornariam um dos ícones da REVLON. Era o início de uma diversificação para oferecer inúmeros produtos relacionados à cosmética. Ainda nesta década, em plena Segunda Guerra Mundial, com o intuito de abastecer as forças armadas americanas, a empresa redirecionou quase toda sua produção para a confecção de kits de primeiros socorros e cosméticos utilizados para camuflagens, que não derretiam no sol, eram resistentes à chuva e ao suor.
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Com o final do conflito, a empresa voltou sua produção para produtos de manicure e pedicure, se tornando uma das cinco maiores produtoras de cosméticos dos Estados Unidos. Isto porque, a aquisição da Graef & Schmidt, uma empresa de cutelaria, possibilitou a REVLON introduzir uma linha completa de instrumentos para manicure e pedicure. A empresa também começou a divulgar e lançar seus produtos acompanhando as temporadas de moda: coleções por temporada, nomeação de cada cor, mostruários descritivos de cada coloração de esmalte e batom, e embalagens distintas para cada linha de produto. Com isso, a marca REVLON ingressou no universo da moda, ditando tendências em seu segmento. Na década de 50 a empresa veiculou seus primeiros comerciais de televisão para alavancar suas vendas, iniciando também um tímido processo de internacionalização da marca REVLON.
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A partir de 1960, a empresa expandiu-se internacionalmente, divulgando o “American Look” para o resto do mundo através das belas e estonteantes modelos americanas, a grande maioria loiras, que estampavam seus rostos impecavelmente maquiados nas campanhas comerciais da marca REVLON. Em 1962, quando a marca estreou no Japão, a empresa já possuía subsidiárias na França, Itália, Argentina, México e na região asiática. Além disso, a REVLON lançou coleções premium, destinadas a consumidoras mais jovens; e a linha a linha Etherea, maquiagens hipoalérgicas destinada a peles sensíveis. Como resultado dessa expansão, em 1975, a empresa atingia um faturamento de US$ 1 bilhão. Neste mesmo ano Charles Revson faleceu e o presidente Michel Bergerac assumiu o comando da empresa.
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A década de 80 trouxe muitas inovações para a empresa, com a venda para a MacAndrews & Forbes Holdings por US$ 2.7 bilhões em 1985, e a aquisição da marca Almay em 1987. Na parte corporativa a REVLON tentou melhorar sua imagem junto as organizações de defesa dos animais fechando seu laboratório de testes que utilizavam cobaias em 1986. Além disso, contratou modelos como Cindy Crawford (que representou a marca durante 12 anos) e Claudia Schiffer para estrelar as campanhas da marca. Era o surgimento das famosas REVLON FACES (modelos que “emprestam”, por milhões de dólares, seus rostos para campanhas da marca).
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Na década de 90 a marca lançou a linha de batom ColorStay e tornou-se a maior empresa mundial em seu segmento. Tudo ia bem até que a fabricante de cosméticos envolveu-se em escândalos contábeis na matriz, perdas financeiras e arranhões em sua imagem. Os problemas começaram em 1997 quando a REVLON se meteu em uma série de trapalhadas protagonizadas por seus executivos e pelo próprio controlador, Ronald O. Perelman. Segundo acusação de investidores da empresa, eles teriam montado um esquema ilegal para inflar a receita e, com isso, facilitar a renegociação da dívida contraída em 1986 por Perelman para assumir o controle da REVLON. A confusão culminou com sucessivos prejuízos e uma dívida de quase US$ 1.8 bilhões. Com o balanço tingido de vermelho, a REVLON substituiu vários executivos e decidiu encerrar operações em vários países. O resultado foi a venda da marca argentina Plusbelle por US$ 46.5 milhões, da linha profissional da Europa por US$ 310 milhões e da Colorama no Brasil.
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Atualmente a REVLON vem se recuperando dos estragos feitos nos anos anteriores, lançando produtos mais modernos como o Super Lustrous, um revolucionário batom que utiliza a tecnologiaLiquiSilk, enriquecida com vitaminas, que proporciona aos lábios excepcional hidratação e ótima cobertura; e o rímel à prova d’água 3D Extreme Mascara, que promete cílios com 25 vezes mais volume, 80% mais longos e 70% mais curvados. Com isso a empresa voltou a operar no azul e através de produtos de qualidade inquestionável continua transmitindo todo glamour e inovação que deixam a mulher ainda mais bela. Além disso, em 2009, a estonteante modelo australiana Elle MacPherson e a atrzi Jessica Biel se tornaram garotas-propaganda da marca, se juntando a beldades como Halle Berry, Jennifer Connelly, Jessica Alba e Beau Garrett.
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A linha do tempo
1935

Lançamento do Jean Nate, primeiro perfume da marca REVLON.
1952
Lançamento do perfume Fire and Ice, divulgado nas campanhas publicitárias de rádio por Bob Hope e Red Skelton.
1957
Lançamento do perfume Intimate.
1962
Lançamento do Eterna27, primeiro creme cosmético com Progenitin, o percussor do estrogênio.
1970
Aquisição da marca de desodorantes Mitchum.
1973
Lançamento do perfume Charlie, direcionado para mulheres jovens e trabalhadoras. Já na metade da década o perfume era o mais vendido no mundo.
Lançamento do perfume Ciara com fragrância oriental.
1975
Lançamento do perfume Jontue para homens e mulheres.
1978
Lançamento do perfume Enjoli com fragrâncias de flores e notas cítricas.
Criação da Revlon Professional, divisão que atende ao mercado de cosméticos profissionais para cabelos no segmento Premium com produtos como colorações (mais de 87 tons diferentes), descolorantes, xampus, condicionadores, cremes de nutrição, finalizadores e itens especiais para cuidar do couro cabeludo.
1994
Lançamento da linha ColorStay, composta por batons de longa duração, que logo se tornaria uma das líderes de mercado.
Lançamento da nova linha de maquiagem Age Defying direcionada para uma mulher mais madura, cuja pele já apresenta alguns diferenciais, como manchas e pequenas linhas de idade, cuja maquiagem comum em vez de melhorar acabaria piorando.
2007
Lançamento de seu mais novo perfume chamado Flair, criado pela perfumista Annie Buzantian. O novo perfume era uma tentativa da REVLON de reingressar no segmento de fragrâncias de luxo.
2008
Lançamento da ColorStay Mineral Collection, primeira linha de maquiagem mineral da marca. Os produtos desta linha podem ser aplicados em todos os tipos de pele, inclusive nas que apresentam sensibilidade. Isso porque suas fórmulas são diferenciadas, compostas por quartzo rosa, madrepérola e topázio, ingredientes que auxiliam na cicatrização, além de proporcionar um acabamento natural, aveludado e sem falhas. Esses mesmos componentes têm ainda o poder de nutrir e hidratar a pele.
2010
Lançamento de uma linha de esmaltes com perfumes e cores divertidas. Com esta novidade a marca promete deixar as unhas perfumadas por até 5 dias. A fragrância (que pode variar desde frutas até brisa do mar) de cada esmalte varia de acordo com a cor.

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Os slogans
Only Revlon makes it. Only you make it unforgettable. (2002)
Feel like a woman! (2000)
Not just more colour. Your colour. (2000)
The most unforgettable women in the world wear Revlon. (1993)
The difference between looking good and looking great. (1986)
Be unforgettable. (década 80)
If it's the finest in cosmetics - It's by Revlon. (1956)
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Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação:
1 de março de 1932
● Fundador:
Charles e Joseph Revson e Charles Lechman
● Sede mundial:
New York City, New York
● Proprietário da marca:
Revlon Inc.
● Capital aberto: Sim (1955)
● Chairman:
Ronald Perelman
● CEO & Presidente:
Alan Ennis
● Faturamento: US$ 1.29 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 48.5 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 563.1 milhões (novembro/2010)
● Presença global:
100 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
4.800
● Segmento:
Cosméticos
● Principais produtos:
Esmaltes, perfumes e maquiagens
● Ícones: Os esmaltes
● Slogan: Be Unforgettable.
● Website:
www.revlon.com
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A marca no mundo
Seus produtos são vendidos em mais de 100 países ao redor do planeta através de lojas de departamentos, drogarias e lojas especializadas em cosméticos. Cosméticos, Skin Care e Fragrâncias respondem por 65% do faturamento da empresa, enquanto os produtos pessoais correspondem aos outros 35%.
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Você sabia?
A REVLON, quarta maior produtora de cosméticos do mundo, além da marca própria, possui outras como: Colorstay, Almay e Ultima na área de cosméticos; Moon Drops, Eterna 27 e Jeanne Gatineau na área de cuidados com a pele (Skin Care); Charlie e Fire & Ice na área de fragrâncias; Flex, Outrageous, Mitchum e Colorsilk na área de produtos pessoais.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).