segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CLARINS

Líder absoluta no mercado europeu de produtos para tratamento de pele no segmento de luxo, a CLARINS desenvolve produtos feitos exclusivamente com ingredientes naturais que tornam a pele mais bela e saudável, oferecendo a suas clientes um resultado rápido, real e eficiente. Não por menos, a marca francesa conquistou milhões de fiéis consumidores pelo mundo afora, especialmente celebridades e pessoas ricas.
-
A história
A história começou nos anos 50 com Jacques Courtin-Clarins, um estudante francês de medicina, que se especializou em fisioterapia e em tratamento da circulação através de massagens. O jovem desenvolveu uma nova técnica de massagem, eficaz em melhorar a circulação do sangue e o sistema de drenagem linfática, essenciais à saúde geral e à saúde da pele. Ele também começou a formular seus próprios óleos a partir de extratos de plantas. Ao trabalhar como fisioterapeuta, seus pacientes tiveram melhoras de condições médicas e também de aparência de pele. Foi então, que em 1954, ele resolveu inaugurar na cidade de Paris o INSTITUTO CLARINS para oferecer tratamentos de pele (face e corpo) avançados e personalizados para as mulheres. Um dos grandes sucessos iniciais da empresa foi disponibilizar o primeiro tratamento anti-olheiras, chamado de Huile anti-eau, que tinha como objetivo evitar a retenção de líquidos. O sucesso de seus tratamentos foi crescendo ao longo do tempo e cada vez mais o instituto ganhava novas clientes encantadas com os resultados obtidos.
-
-
Desde o início, a CLARINS buscava na natureza ingredientes que iriam fazer seus produtos terem afinidade com a pele, oferecendo as suas consumidoras resultados satisfatórios. Como os óleos e cremes totalmente feitos com puros extratos de plantas faziam enorme sucesso entre as clientes do instituto, que chegavam a pedi-los para levar para casa, ele resolveu vender esses produtos no instituto em 1966. O sucesso foi tanto, que pouco depois, em 1968, a pequena linha de produtos da marca começou a ser comercializada em perfumarias rigorosamente selecionadas. Em 1970, Jacques Courtin-Clarins assinou seu primeiro contrato para a distribuição de seus produtos fora da França, iniciando assim uma fase de internacionalização da marca.
-
-
Pouco mais de dez anos depois, em janeiro de 1981, a primeira subsidiária da empresa francesa foi estabelecida nos Estados Unidos. Nesta época a marca já era líder no mercado francês de produtos para o tratamento da pele no segmento de luxo. A CLARINS começou a diversificar suas atividades no ano de 1991 com o lançamento de sua primeira linha de maquiagem, no ano seguinte com o lançamento do perfume feminino Angel de Thierry Mugler e, pouco mais tarde, em 1995, com a aquisição da linha dos famosos perfumes Azzaro. Foi nesta década, depois de se tornar líder na Europa no segmento de produtos para o tratamento da pele, que de forma discreta, a CLARINS desembarcou com seus produtos no mercado brasileiro. Em 2000, com a aposentadoria do fundador, seu filho Christian assumiu o comando da empresa juntamente com seu irmão, o médico Olivier Courtin-Clarins.
-
-
Em 2007, a empresa gastou por volta de US$ 45 milhões com pesquisas de novos ingredientes e com a realização de testes em diferentes países para o desenvolvimento de novos produtos. Recentemente, no ano de 2008, os membros da família iniciaram a recompra das ações da empresa na Bolsa de Valores e fecharam seu capital. A decisão foi baseada em uma simples razão segundo a família: em um mercado que pede lucros instantâneos, se a empresa se deixa levar apenas pelas metas capitalistas, não consegue construir uma marca de verdade.
-
-
Nesse mesmo ano, a empresa ingressou no segmento de cosméticos orgânicos com o lançamento da marca KIBIO. Também recentemente, a marca francesa voltou ao mercado brasileiro com força total e muitas novidades. Uma delas, a linha solar, além de proteger, revigora a pele. Isto porque, além dos filtros que evitam a ação dos raios de sol na pele, contém princípios ativos de origem vegetal que otimizam a comunicação celular e contribuem para barrar a degradação das fibras de colágeno.
-
-
A linha do tempo
1983

Lançamento do Beauty Flash Balm, um creme facial que deixa a pele macia e luminosa, eliminando qualquer sinal de fadiga.
1985
Lançamento do Double Serum, um eficaz e poderoso creme antienvelhecimento. Atualmente este produto possui 38 ingredientes naturais poderosos no combate ao antienvelhecimento.
1987
Lançamento do Eau Dynamisante, um creme (gel) que utilizava os princípios da aromaterapia para o tratamento da pele.
1988
Lançamento do Multi-Active Day Cream, um creme com o exclusivo sistema de Multi-Lamellins, um ingredientes capaz de proteger a pele contra as “agressões” do dia-a-dia.
1991
Lançamento do Anti-Pollution Complex, um spray hidratante de protegia a pele contra as ações da poluição.
1993
Lançamento de uma linha de protetores solares feitos com plantas naturais que proporcionavam uma alta proteção da pele.
1995
Lançamento do primeiro creme enriquecido com vitaminas e feitos com extratos de plantas que interagiam com a luz.
1996
Lançamento do Body Lift, um poderoso creme que agia no sistema de comunicação das células da pele eliminando gorduras.
2000
Lançamento de um tônico demaquilante que além de remover completamente a maquiagem hidratava a pele.
2002
Lançamento de uma completa linha masculina (ClarinsMen) de produtos para o tratamento da pele.
2003
Lançamento de uma de produtos para o tratamento da pele especialmente desenvolvida para mulheres com mais de 50 anos.
2004
Lançamento de um creme hidratante com alto grau de proteção contra os raios UV.
2005
Lançamento do Total Body lift, um poderoso creme redutor de celulite.
Lançamento dos dois primeiros perfumes com a marca CLARINS.
2006
Lançamento de um creme pós-barba que trata e hidrata a região sensível da pele.
-
-
Os SPAS
Em 2001, a CLARINS através de uma parceria com o badalado hotel Dinarobin, localizado nas Ilhas Maurício, inaugurou um luxuoso SPA onde a filosofia e o conceito da marca estavam presentes em todos os detalhes, desde a decoração até os exclusivos tratamentos. Atualmente, são mais de 15 luxuosos SPAS, instalados em magníficos hotéis localizados em lugares paradisíacos, como as Ilha Seicheles, Verona (Itália), Courchevel (França), Ixtapa (México), Jeddah (Arábia Saudita), Macau e Casablanca (Marrocos). A partir de 2003, a empresa começou inaugurar DAY-SPAS próprios em cidades como Nova York com o objetivo de consolidar a CLARINS como uma marca especializada em pele. Esse serviço permitiu que a marca francesa se expressasse, oferecendo uma experiência prazerosa com o uso de seus produtos. Em 2008, o primeiro espaço de beleza e saúde da marca francesa abriu suas portas no Fashion Clinic, em Ipanema no Rio de Janeiro, oferecendo serviços como tratamentos faciais, DAY SPA, massagens e rituais de banhos. Recentemente a marca inaugurou vários SPAS em badaladas lojas de departamento como Nordstrom e Bloomingdales, que contam com profissionais especializados e treinados pela empresa para oferecer tratamentos faciais com duração de 45 minutos à uma hora.
-
-
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1954
● Fundador: Jacques Courtin-Clarins
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca:
Clarins S.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO:
Christian Courtin-Clarins
● Presidente: Olivier Courtin-Clarins
● Faturamento: €1.1 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Spas/Lojas: + 50
● Presença global:
150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 6.000
● Segmento:
Cosméticos
● Principais produtos:
Cremes, maquiagens e perfumes
● Ícones: O creme anti-olheiras
● Website:
www.clarins.com
-
A marca no mundo
Atualmente a CLARINS, uma das líderes mundiais em cosméticos e perfumes e número 1 na venda de cremes na Europa, é composta por vinte subsidiárias que comercializam os produtos da marca francesa em 150 países ao redor do mundo. A divisão de perfumes da empresa, constituída por 5 marcas (Thierry Mugler, Azzaro, Porsche Design, David Yurman, e Swarovski) faturou em 2009 mais de 300 milhões de euros. A empresa possui atualmente dois parques industriais na França que chegam a testar mais de 100 ingredientes ativos por ano.
-
Você sabia?
● Aproximadamente 40% dos produtos da marca francesa foram elaborados e desenvolvidos por sugestão de alguma cliente.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).