domingo, 25 de julho de 2010

M.A.C.

Peles de seda. Bocas cheias de gloss. Sombras e blushs com cores perfeitas. A maquiagem preferida de dez entre dez estrelas. A eleita dos maquiadores nos desfiles de Milão a Nova York. É assim que pode ser definida uma das mais influentes marcas de maquiagem contemporânea e que se tornou um ícone de seu segmento: a canadense M•A•C. Sonho comum e delírio coletivo entre as mulheres mais antenadas, a marca é o que se pode chamar de assinatura definitiva em termos de maquiagem. E, pode acreditar, em proporções mundiais.

A história
Tudo começou quando Frank Toskan, maquiador e fotógrafo, e Frank Angelo, um homem de negócios e proprietário de uma rede de salões de beleza, com a colaboração de seu jovem cunhado e químico Vic Casale, desenvolveram uma linha de maquiagem, composta por batons, bases, sombras e lápis de olho em combinações de cores fantásticas, para atender às necessidades dos maquiadores profissionais. A idéia surgiu porque eles sentiam necessidade de maquiagens de melhor qualidade e maiores opções de cores para os trabalhos fotográficos. Inicialmente os produtos, altamente pigmentados e coloridos, eram fabricados na mesa da cozinha, nos fundos do salão de Angelo, e oferecidos para alguns amigos do mundo fashion. Os primeiros clientes eram maquiadores, modelos e fotógrafos profissionais de moda. Em aproximadamente um ano, eles se mudaram da cozinha nos fundos do salão para uma verdadeira fábrica.


O sucesso da linha de maquiagem levou a criação, em 1984, na cidade de Toronto no Canadá, da marca M•A•C (que significa Make-up Art Cosmetics). A primeira linha de maquiagem da marca para o consumidor foi introduzida no mês de março na loja de departamento Simpson’s, localizada no centro de Toronto. A popularidade dos produtos cresceu através do tradicional boca à boca entre maquiadores, modelos, fotógrafos e jornalistas ao redor do mundo. A primeira garota-propaganda da marca foi a irreverente e controversa Drag Queen Ru Paul. Em 1986, a supermodel Linda Evangelista, causou furor ao aparecer em público passando um lápis de boca da marca canadense, até então desconhecida do grande público, dando início assim a propaganda endossada por celebridades. Manteve-se uma empresa pequena, trabalhando apenas nos bastidores da moda até 1991. Naquele ano, a cantora Madonna, que viajava pelo mundo com a turnê “Blonde Ambition”, declarou ser fã da linha de maquiagem da marca canadense. Foi o suficiente para que outros queridinhos do show biz também jurassem fidelidade à marca. Entre eles, a cantora Janet Jackson, a modelo Linda Evangelista e até o jogador de futebol inglês David Beckham.


Foi nesta mesma época que a marca inaugurou sua primeira loja em solo americano, localizada no eclético distrito de Greenwich Village em Nova York. Até então os produtos da M•A•C eram vendidos na prestigiosa loja de departamento nova-iorquina Henri Bendel, onde mulheres esperavam as linhas de maquiagem da marca por semanas. O segredo dos artistas logo ganhou as ruas, afinal todos queriam usar os produtos preferidos dos maquiadores. As cores ricas, acabamentos variados e resultados deslumbrantes garantiram o sucesso da primeira marca profissional a ser vendida para o público. Isto porque a M•A•C foi criada para todas as raças, todos os sexos e todas as idades (“all sexes, all races, all ages”). As embalagens chamavam atenção: minimalistas, lisas, pretas e práticas.


No ano de 1995, a tradicional empresa americana The Estee Lauder Companies comprou 51% da M•A•C, o restante seria adquirido em 1998, após a morte de Frank Angelo, durante uma cirurgia, em decorrência de complicações cardíacas; e rapidamente estendeu e ampliou a distribuição internacional da marca através da inauguração de inúmeras lojas próprias nas principais cidades do mundo. Em 1999, a M•A•C resolveu diversificar sua linha de produtos ao lançar a “Potions”, primeira fragrância da marca. Somente em 2002 a marca canadense ingressou no mercado brasileiro com a inauguração de sua primeira loja no Shopping Iguatemi em São Paulo.


Lançada oficialmente no dia 10 de fevereiro de 2009, a linha M•A•C HELLO KITTY foi definida pela própria empresa como sexy e inocente. A nova linha era um ícone de beleza insuperável: Ela é doce e sexy, levemente sagaz e apela para uma gama de consumidores. Os produtos refletem um lado doce, mas também algo um pouco malicioso, através das cores. O visual dessa linha tem tanto a ver com olhos, que foram feitos dois conjuntos de sombras (o estojo de sombras Lucky Tom com as cores violeta, marrom, dourado e coral; e o estojo Too Dolly com verde, azul prateado, rosa claro e magenta sexy e inocente). Havia ainda lápis de olho com glitter, duas cores de canetas de lábio (uma para agradar adultos e outra para consumidoras mais jovens), seis cores de batom (com nomes como Fashion Mews e Strayin’), dois estojos de sombra, duas sombras em pigmento, duas sombras glitter, três esmaltes, um rímel, um cílio postiço, entre outras coisas. No total a linha tinha duas coleções: Hello Kitty Colour Collection e Hello Kitty Kouture (os produtos tinham até aplicações de cristais Swarovski).


Nos últimos 10 anos a M•A•C lançou no mercado mais de 160 tipos de batons, 150 sombras de olho, 60 tipos de blushes e vários produtos para os cuidados dos cabelos. Hoje, a badalada marca canadense tornou-se uma fusão de arte, cores criativas, maquiagem irreverente e profissional. Outro trunfo que garante o sucesso da marca é a equipe de vendas formada somente por especialistas em maquiagem. Arrojados, apaixonados pela maquiagem como arte, sempre trazem uma nova atitude na venda de cosméticos. Em todo o mundo, os artistas da M•A•C estão nos bastidores, nas passarelas, nos estúdios e nas lojas criando visuais de estrelas do cinema, top models, celebridades, estilistas e divas. É para todos que adoram cor, estilo e atitude.


Recentemente a marca lançou produtos em novas categorias, além de novas fragrâncias, uma pequena linha de cuidados para a pele. Atualmente a M•A•C possui várias coleções de cosméticos (muitas em edições limitadas) como Barbie Loves MAC, Raquel Welch e Mineralize Skinfinish, que fazem enorme sucesso junto as consumidoras. Entre os produtos mais vendidos da M•A•C estão aqueles considerados clássicos da marca, como base líquida Face and Body, batom M.A.C Lipstick e Powder Blush, além de coleções especiais como a Baby Bloom, composta por gloss e hidratantes que prometem proteger a pele do rosto e dos lábios.


Estilo próprio
Ao contrário de outras grandes empresas, a M•A•C não faz anúncios de seus produtos. O sucesso é resultado da divulgação boca a boca e da credibilidade adquirida junto aos maquiadores profissionais. Porém, a marca realiza ações simpáticas aos olhos dos consumidores e principalmente dos ativistas que lutam por questões sociais e de proteção ao meio-ambiente. Uma delas aconteceu em 1994, quando foi criado o Fundo M•A•C para Aids, que arrecada e distribui recursos à populações afetadas pelo vírus HIV no mundo todo. No mesmo ano, com o objetivo de ampliar a arrecadação, foi lançado o batom Viva Glam. Todo o dinheiro obtido com as vendas do produto é revertido para esse Fundo de combate a AIDS, totalizando mais de US$ 200 milhões desde sua criação.


Para divulgar o trabalho desse fundo, artistas são eleitos porta-vozes internacionais da linha Viva Glam. O primeiro foi o performer Ru Paul. Depois, outros se uniram à causa, como Mary J. Blige, Elton John, Shirley Manson, Missy Elliott, Boy George, Linda Evangelista, Chloë Sevigny, Christina Aguilera, Pamela Anderson, Debbie Harry, Lisa Marie Presley, a cantora de hip hop Eve, a atriz burlesca Dita Von Teese e as cantoras Fergie e Cindy Lauper. Atualmente, a representante do Fundo M•A•C para Aids é Lady Gaga, porta-voz da campanha pelo 2º ano consecutivo. Engajada também em questões ambientais, a marca desenvolveu o programa Back to M•A•C: para cada seis embalagens plásticas devolvidas à loja, é dado em troca um batom para a cliente. Todas as embalagens arrecadadas são doadas para empresas de reciclagem. Além disso, a M•A•C não utiliza animais em testes de novos produtos.


Os especialistas
A M•A•C mantém-se na vanguarda das tendências não somente pela excelente qualidade de seus produtos. Boa parcela do sucesso deve-se ao chamado M•A•C Pro Team, um seleto time de especialistas formados pelos 54 melhores maquiadores do mundo, entre eles Philippe Chansel e a brasileira Fabiana Gomes, que além de desenvolverem novos produtos, novas cores e técnicas, trabalham diretamente com estilistas, criadores e organizadores de eventos de moda. Esses profissionais estão baseados em diversos países como Japão, Grécia, Austrália, Irlanda, Portugal, Reino Unido e Canadá. Esse grupo, liderado pelo Diretor Executivo Gordon Espinet, personifica a voz, o espírito e a cultura M•A•C. Essa competente equipe também foi responsável pela criação da M•A•C PRO COLLECTION, uma linha composta por mais de 250 produtos com maquiagens da mais alta qualidade e uma enorme infinidade de cores para serem utilizadas em desfiles de moda, seções fotográficas e estúdios de cinema e televisão. Recentemente, respondendo a demanda do consumidor comum, essa linha está disponível em aproximadamente 20 lojas da marca em cidades como Las Vegas, Los Angeles, Miami, Nova York, Orlando, San Francisco, Montreal, Toronto, Vancouver, Atenas, Berlim, Londres, Madri, Milão, Paris, Roma, Seul, Sydney e Tóquio.


Ícones de beleza
A marca de cosméticos e maquiagens M•A•C já utilizou em sua comunicação figuras e celebridades como Sandra Bernhard, Shirley Manson, Pamela Anderson, Christina Aguilera, Linda Evangelista, Lisa Marie Presley e até figuras polêmicas como Boy George e Elton John. Recentemente, para divulgar uma linha limitada, Barbie Loves MAC, a boneca Barbie foi utilizada como garota-propaganda. Rosa choque, verde alface, dourado, tudo para a mulher se transformar na mais icônica boneca de todos os tempos. A marca líder de cosméticos profissionais também lançou em outubro de 2003 a série Ícones de Beleza (Beauty Icon) para fazer um tributo aos ícones culturais mais célebres do mundo. Beldades como Liza Minelli (2004), Diana Ross (2005) e a francesa Catherine Deneuve (2006) estamparam sua beleza em campanhas da marca. Em 2007, a premiada atriz Raquel Welch (filha de uma americana e um boliviano) foi nomeada como Ícone de Beleza da M•A•C. Cada “ícone” foi fotografado pelo renomado fotógrafo, Michael Thompson, em seu estúdio em Nova York sob a direção de James Gager, Vice-Presidente e Diretor de Criação da M•A•C. Raquel Welch e a empresa tiveram uma colaboração estreita no desenvolvimento de uma linha de maquiagem.


Dados corporativos
● Origem: Canadá
● Fundação: 1984
● Fundador: Frank Toskan e Frank Angelo
● Sede mundial: Toronto, Canadá
● Proprietário da marca:
Estée Lauder Co.
● Capital aberto: Não
● Chairman:
William P. Lauder
● CEO & Presidente: John Demsey
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 800
● Presença global: 70 países
● Presença no Brasil: Sim (17 lojas)
● Maiores mercados:
Estados Unidos, Canadá e Japão
● Funcionários: 1.200
● Segmento: Cosméticos
● Principais produtos: Maquiagens e acessórios
● Ícones: Suas embalagens
● Slogan:
All ages, all races, all sexes.
● Website: www.maccosmetics.com

A marca no mundo
Atualmente a marca M•A•C, que pertencente ao grupo americano Estée Lauder, possui 800 pontos de venda em mais de 70 países ao redor do mundo, além de estar presente em quase todas as lojas de Duty Free nos principais aeroportos mundiais. Os maiores mercados da marca no mundo são os Estados Unidos, Canadá e Japão. No Brasil, a marca conta 17 lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Salvador e Vitória além de seis pontos de venda em Duty Free de aeroportos em São Paulo e Rio de Janeiro, e de vender seus produtos através do site da Sacks.

Você sabia?
A marca é uma das mais procuradas e vendidas dentro do Duty Free nos principais aeroportos do mundo.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).