quarta-feira, 18 de agosto de 2010

L`OCCITANE

Pele hidratada, nutrida, elástica, sedosa, perfumada, purificada, refrescada, acalmada e prevenida de envelhecimento. Mãos clareadas e hidratadas. Pés refrescados. Tudo isso pode ser encontrado nos produtos, e até mesmo nos spas, da grife francesa L'OCCITANE. A marca possui clientes ilustres, como Julia Roberts, Leonardo Di Caprio e Madonna.
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A história
A história da marca começou em 1976, quando o jovem estudante de literatura Olivier Baussan, então com apenas 23 anos, instalou uma destilaria na garagem de sua casa no sul da França e iniciou fabricação artesanalmente de óleo de alecrim. Depois de comprar um destilador a vapor de segunda mão, uma relíquia do passado, ele colheu alecrim selvagem e produziu óleo essencial puro de Alecrim. O óleo essencial, um produto 100% natural, vendido nos mercados locais, foi bem acolhido pelas pessoas e a L'OCCITANE começava a nascer. Sua ambição era criar uma empresa que celebrasse o bem-estar do Mediterrâneo, tomando como ponto de partida a busca das fragrâncias mais suaves da região de Provence, terra generosa e rica em cores e em caracteres, e a combinação com ingredientes naturais.
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O jovem Olivier não acreditava que aquela aventura poderia realmente se tornar um negócio. Mas foi o que aconteceu. Seguindo o sucesso do óleo essencial de alecrim, a marca começou a crescer de uma forma muito orgânica. Depois de descobrir uma fábrica de sabonetes abandonada, ele ficou fascinado pela idéia de reavivar a arte de fazer sabonetes de Marseille. Com a ajuda de um velho aposentado das fábricas de sabonetes de Marselha, do qual comprou máquinas, ele criou sabonetes usando uma receita de óleo vegetal e métodos tradicionais. Hoje em dia, estes sabonetes de base vegetal são conhecidos por todo o mundo pelos seus ingredientes de alta qualidade e formas tradicionais e atrativas. Devido ao grande sucesso de seus produtos, vendidos em pequenas lojas e estabelecimentos de Provence, ele resolveu inaugurar em 1980 na cidade de Volx sua primeira loja própria, que também oferecia serviço de venda pelo correio.
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Em 1990, Olivier Baussan aliou-se a Reinold Geiger, que através de uma injeção de capital na empresa conseguiu expandir a marca L'OCCITANE para outros países durante esta década, inaugurando lojas nos Estados Unidos, Hong Kong e Reino Unido, além do Brasil, onde a empresa chegou em 1995. Enquanto explorava o mundo à procura de novos ingredientes e técnicas tradicionais, Olivier descobriu as árvores de Karité que cresciam em Burkina Faso, no Oeste de África. Estas árvores sagradas produzem uma noz que dá origem a uma pasta rica e espessa conhecida como Manteiga de Karité. É esta manteiga que seria usada como ingrediente nutritivo e hidratante em uma linha de produtos da L'OCCITANE que faria enorme sucesso no mundo. Ao longo de sua história, a L'OCCITANE se caracterizou por freqüentemente se antecipar às tendências da indústria cosmética. Foi a primeira empresa a priorizar como base dos seus produtos os óleos essenciais naturais; a primeira a utilizar a manteiga de karité incorporando-a em seus sabonetes; precursora no uso de embalagens recicláveis; e no apoio a populações socialmente segregadas. Preocupada em unir tecnologia e sustentabilidade, desde 1982, a L’OCCITANE mantém um projeto na África, em que apoia uma comunidade de mulheres que produzem artesanalmente a manteiga de karité. No aniversário de 30 anos da marca, foi criada aFundação L’Occitane, que cuida do cultivo de manteiga no continente africano, além de outros projetos.
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A L'OCCITANE trabalha especialmente com o olfato de seu público, mas também se preocupa com outro sentido especialmente importante, que, infelizmente, não é privilégio de todos: a visão. Assim, a empresa utiliza o alfabeto em braile em suas embalagens desde 1997 como forma de demonstrar respeito pelo público deficiente visual. Além disso, destina o valor arrecadado com a venda da vela "Clementine" (a mais vendida pela rede no mundo) a uma organização dedicada ao tratamento de pessoas cegas por todo o mundo, a Orbis International e a Provence dans tous les Sens (Provença presente em todos os Sentidos), um projeto criado pelos funcionários da empresa para introduzir crianças e adolescentes deficientes visuais ao mundo dos perfumes, compartilhando o universo fascinante dos perfumes e ajudando no desenvolvimento do sentido do olfato, e, possivelmente, inspirarando futuras carreiras.
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O respeito à natureza é o principal tema da linha de comunicação da marca. Em virtude disso, não são usadas fotos de belas mulheres nas campanhas da marca, como seria normal no segmento de atuação. Ao invés disso, a L’OCCITANE sempre evidencia o ingrediente, o produto e a natureza, que é o plano de fundo de qualquer campanha da marca francesa. Hoje em dia, o uso de ingredientes com rótulo A.O.C. ou D.O.C. (Appellation of Controlled Origin ou Denominação de Origem Controlada) garante que os produtos da L’OCCITANE são feitos com substâncias da mais alta qualidade da Haute Provence. Atualmente, a Lavanda A.O.C. e o Óleo de Oliva A.O.C. são usados nos produtos das colheitas da L’OCCITANE. Entre as novidades recentes lançadas pela marca francesa estão sua primeira linha de cosméticos orgânicos chamada Organic Olive Oil Cream Based Care; e o creme anti-idade Imortelle; que tem FPS 20 e promete combater os radicais livres. O slogan “Beleza com história” é um exemplo da credibilidade e do foco que a L’OCCITANE tem no Brasil. Criada no país, a assinatura está em fase de teste no restante do mundo. Aliás a importância do país para a empresa francesa é tamanha, que em 2010, na esteira do crescimento do comércio eletrônico no Brasil, a marca iniciou seu comércio on-line, além de desenvolver uma fragrância específica de colônia voltada ao mercado brasileiro, que traz o primeiro rótulo em português de podutos da L'OCCITANE.
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Os produtos
A L’OCCITANE, preocupada com o bem-estar e o prazer de se cuidar, busca na natureza ingredientes que possam ajudar nos tratamentos de beleza e oferecer uma experiência única para a pele de suas consumidoras e consumidores. Sua vasta linha inclui produtos para casa (incensos, velas e perfumadores), tratamentos faciais, corporais e perfumes. A grife francesa disponibiliza produtos em diversas linhas como as tradicionais: Verbena (linha que oferece uma fragrância fresca e delicada, com produtos para o corpo e para a casa), Lavanda (produtos feitos com os óleos essenciais de Lavanda da melhor qualidade, ideais para relaxar e restaurar corpo e mente com sonhos induzidos por Lavanda), Rosas, Aromacologia, Facial, Karité (produtos que possuem em sua composição a manteiga de Karité, ideal para pele seca ou desidratada), Bonne Mere (linha de sabonetes e produtos para a roupa), Chá Verde e Laranja, traduzidas em produtos para o rosto, corpo e casa. Além delas outras linhas merecem destaque:
● Red Rice: composta por cinco produtos formulados com o inédito ingrediente arroz-vermelho, que ajuda a combater e equilibrar a oleosidade do rosto, garantindo uma pele limpa, macia e suave. Esse importante grão, cultivado na região de Camargue, na Provence (França), é naturalmente rico em zinco, reconhecido por suas propriedades não só no controle da oleosidade, mas também no auxílio a cicatrização da pele.
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● Oliva & Tomate: linha que possui produtos de cuidados especiais formulados com o óleo de oliva e o tomate. A linha é composta por sabonete em barra, sabonete líquido e creme para as mãos. O óleo de oliva estimula a micro-circulação e nutrição, enquanto o tomate é rico em minerais que suavizam o aspecto da pele. Os sabonetes limpam sem ressecar e o creme hidrata e preserva a textura das mãos. Os produtos levam o selo orgânico, certificado por agências européias e americanas. Isto significa que possuem no mínimo 95% de seus ingredientes de origem natural, além da mesma porcentagem dos compostos vegetais vindos da agricultura orgânica.
● Grape: linha inspirada na tradição da cura através da uva. Purifica, desintoxica e revitaliza a pele, enquanto desperta os sentidos.
● Immortelle: linha com poderosa ação anti-idade, composta por produtos indicados para combater o envelhecimento e que possuem como principal ativo uma flor cultivada na Córsega. A flor é conhecida como imortal porque não murcha nem perde sua vibrante cor amarela, mesmo depois de colhida. Seu cultivo é orgânico e segue rígidos padrões de qualidade desde o plantio, passando pela colheita até a extração do óleo essencial.
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● Mel & Limão: linha de aromas deliciosos e de beleza sensorial, que combina o mel suavizante da região de Provença com o óleo essencial de limão revigorante. Os produtos desta linha são um puro prazer para o corpo, deixando a pele macia, radiante e deliciosa.
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● Hair Care Aromacologia: linha composta por dois xampus e dois condicionadores (cabelos secos/danificados e volume), máscara reparadora, condicionador spray e sérum reparador, que trazem cinco óleos essenciais em sua composição, proporcionando uma solução completa para o tratamento capilar. Cada componente natural adicionado à fórmula contribui para os resultados de alto desempenho para os diferentes tipos de cabelo, deixando-os mais saudáveis e bonitos. Os produtos, livres de parabeno e de colorantes sintéticos, trazem aroma e textura que transformarão os cuidados diários com os cabelos em momentos de bem-estar e prazer.
● Amêndoa com Maçã: linha de cuidados faciais que associa as propriedades da amêndoa com extrato de maçã orgânica e vinagre de cidra orgânica da região de Provence. Desenvolvida para mulheres entre 25 e 35 anos, a linha traz uma fórmula que combina óleos, leite e proteínas da amêndoa aos benefícios nutricionais da maçã, que possui ação antioxidante e é rica em vitamina do complexo B. Já o vinagre de cidra orgânica, também presente na formulação, possui ação adstringente e consegue reduzir em até 28% o tamanho dos poros. Segundo a empresa, o produto foi desenvolvido tendo como foco os três principais problemas enfrentados pelas mulheres nesta faixa etária: descamação da pele e perda da elasticidade, agressões do meio ambiente (poluição, cigarro, radiação solar e stress) e influências de fatores hormonais que ocasionam poros dilatados. O resultado é uma linha facial inovadora para proteção contra os primeiros sinais de envelhecimento.
● L'OCCITANE do Brasil: uma linha que traz produtos para hidratação, pós-sol e autobronzeadores. Fabricados no Brasil, trata-se de um marco na história da empresa, pois pela primeira vez são fabricados produtos em outro continente, distante do berço natal da L'OCCITANE. Em terra brasileira, a marca francesa se encantou com as propriedades do Buriti, Cupuaçu e Castanha do Pará. A história da empresa do Brasil começa no Norte, no estado do Pará, onde são colhidos os ingredientes e termina no Sudeste, na região de São Paulo, onde todos os produtos são fabricados. Poucos dias após o lançamento no Brasil, três dos quatro produtos da linha figuravam entre os dez mais vendidos pela empresa. Hoje, a Linha Brasil faz sucesso em 100 países.
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Edições especiais
A L'OCCITANE celebra duas colheitas por ano. Em Provence, quando a lavanda e a verbena são colhidas, é criada uma edição limitada de produtos, baseada naqueles anos. Esses itens são especialmente embalados e ficam disponíveis por um tempo limitado – geralmente um ou dois meses. A colheita de Lavanda é celebrada em setembro e a de Verbena em maio.
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As lojas
Os pontos-de-venda são a principal ferramenta de comunicação e marketing da marca L’OCCITANE no mundo. Nas lojas, os consumidores vivem as experiências proporcionadas pelo ambiente, pela decoração e pelos produtos. A sensorialidade é trabalhada para porporcionar o sentimento de bem estar criando uma harmonia entre o prazer dos sentidos e o equilíbrio interior, e explorada através de fragrâncias únicas, texturas e embalagens diferentes. As lojas são a base para crescimento e desenvolvimento da marca, refletindo os valores da L’OCCITANE, como a autenticidade, simplicidade, prazer sensorial e respeito pelas pessoas e pelo planeta
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Os spas
O Spa L'Occitane, criado em novembro de 2001 na cidade de São Paulo, tem a mesma filosofia provençal que busca o bem-estar e a qualidade de vida. Os diversos ambientes foram criados para propiciar conforto, tranqüilidade e privacidade necessária para os diversos tratamentos. Oferece diferentes tipos de rituais de banho, massagens e tratamentos corporais e faciais, realizados manualmente e criados para atender aos mais exigentes consumidores. No cardápio do spa tem até massagem para casais, com direito a jantar e prosecco. Como, em outros tratamentos, o acompanhamento é com vinho ou sucos, e biscoitos da região. Tem massagem indiana feita por duas terapeutas - para relaxar a mente, ativar a circulação e desintoxicar, eliminar toxinas e integrar corpo e mente. Ou se preferir massagens feitas com os pés e ainda com pedras vulcânicas aquecidas e distribuídas pelo corpo, próprias para pessoa tensas ou esportistas, pois relaxam, inclusive a mente, liberam toxinas e, proporcionam uma boa noite de sono. Tem ainda como se desintoxicar e, ao mesmo tempo, tratar da redução de medidas e celulites. E todos os produtos e procedimentos ali aplicados são exclusivos da grife francesa, que assina vários aromas da região de Provence como a lavanda, verbena e o mel.
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Entre as opções do spa é possível escolher programas para o dia todo ou apenas uma massagem e até um simples banho. Todo este prazeroso ritual pode ser prolongado em casa, pois a loja L'OCCITANE, que também faz parte do espaço En Provence, oferece produtos (géis, sabonetes, leites corporais, bálsamos e velas) feitos para prolongar os efeitos dos banhos e outros tratamentos. E as pessoas poderão presentear os amigos com vários tratamentos ou apenas um banho ou massagem. Para isto, foi criado um “cupom-presente” especial, que pode ser comprado no spa ou em qualquer loja da marca. Mas esse pedaço de paraíso não fica só nisso. No primeiro andar da casa estão três outras delícias: uma butique de azeite, a Oliviers & Co., que inclui 25 tipos de azeite, com sabores, cores e aromas variados, elaborados por Olivier Baussan, criador da marca; uma loja com os perfumes e sabonetes da marca francesa; e um restaurante com receitas do Mediterrâneo que se diferencia por não ter pratos, mas sim comidinhas para se degustar, como tapenades (pasta de azeitona) e ratatouilles (refogado de berinjela típico da Provence). A idéia de juntar tudo isso em um só espaço partiu dos proprietários da L'OCCITANE no Brasil, Alberto Rebollo e Silvia Gambin. Foi deles a iniciativa de abrir aqui o primeiro spa da marca no mundo. O criador da marca, Olivier Baussan, aplaudiu de pé a iniciativa e veio ao Brasil especialmente para a inauguração do espaço.
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Devido ao sucesso do empreendimento, em dezembro de 2002 foi criado um segundo Spa L’Occitane em Comandatuba, no Hotel Transamérica; em 2005. Os spas brasileiros serviram de base de reflexão, pois foi aqui que os primeiros rituais foram desenvolvidos e o Spa L’OCCITANE, um passo natural da marca, tomou forma de uma verdadeira experiência com técnicas e produtos únicos. Nos anos seguintes foram inauguradas unidades em Hong Kong, Taiwan, Vietnan e finalmente, em 2009, na cidade de Paris. Atualmente a marca conta com mais de 20 spas localizados no Brasil, na Ásia (espalhados entre Hong Kong, Taiwan, Coréia do Sul e Vietnã) e em algumas cidades européias como Paris e Viena, além de Moscou. Também como parte da estratégia, a empresa está utilizando salas de tratamento com produtos L'OCCITANE em hotéis de luxo no Brasil, na França e Indonésia. Paredes cobertas de argila, madeira iluminada pelo sol, ventos que atravessam árvores, uma imensidão de pedras, formas e cores. Essa é Camargue, um lugar entre as águas do Rhone que capturou a imaginação de Olivier Baussan e inspirou as paisagens dos atuais Spas L’OCCITANE.
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A origem do nome
A palavra L'OCCITANE significa no antigo idioma Oc, “A mulher de Occitânia”, uma antiga província que se estendeu ao sul da França, de leste a oeste, incorporando a Catalonia (nordeste da Espanha) e Piedmont (norte da Itália). É em Provence, uma descendente desta região pré-medieval, que os produtos são fabricados. Foneticamente, pronuncia-se “lox-ee-tahn”.
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Dados corporativos
● Origem:
França
● Fundação:
1976
● Fundador: Olivier Baussan
● Sede mundial:
Manosque-en-Provence, França
● Proprietário da marca:
L’Occitane International S.A.
● Capital aberto:
Sim (2010)
● Chairman & CEO:
Reinold Geiger
● Faturamento: €612.2 milhões (2009)
● Lucro: €84.6 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 424 milhões (novembro/2010)
● Lojas:
1.600
● Spas: 20 (2 no Brasil)

● Presença global: 100
países
● Presença no Brasil: Sim (70 lojas)
● Principais mercados: Japão, Estados Unidos e França
● Funcionários:
1.300
● Segmento:
Cosméticos
● Principais produtos: Cremes, xampus e sabonetes
● Ícones: O aroma de seus produtos
● Slogan:
A True Story.
● Website:
www.loccitane.com
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A marca no mundo
Hoje, a L'OCCITANE exporta de sua sede, localizada na cidade francesa de Manosque, o seu estilo provençal para aproximadamente 1.600 lojas em 100 países. No Brasil, quinto maior mercado mundial da marca, a L'OCCITANE possui 70 lojas (entre unidades próprias e franquias), 2 Spas (localizados em São Paulo e Recife), além de atender em mais de 250 pontos-de-venda cuidadosamente selecionados em todo o território nacional. O portfólio da marca inclui aproximadamente 500 itens – entre cosméticos, sabonetes, fragrâncias, itens para roupas, produtos masculinos e aromas para ambiente; divididos em diversas linhas. A empresa oferece ainda uma delicada linha de produtos exclusivamente desenvolvidos para hotelaria, presente nos mais charmosos hotéis e companhias aéreas de todo mundo.
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Você sabia?
Os produtos da L’OCCITANE nunca são testados em animais. Esses testes são realizados em seres humanos como parte de uma série de testes clínicos. No caso de pele humana os testes utilizam a membrana de ovo como alternativa. Também não são usados produtos de origem animal para manufaturar os produtos (com excepção do mel). Além disso, de acordo com o seu compromisso com os Direitos Humanos, a empresa garante que nenhum dos seus produtos é manufaturado utilizando trabalho infantil.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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